Início | Agenda | Artes Da Cena | LUME EM CASA - Dissolva-se-me, O Bom da Roda e Tripas

LUME EM CASA - Dissolva-se-me, O Bom da Roda e Tripas

LUME EM CASA 
Projeto Morada Aberta do Lume Teatro
apresenta 

Dias 24, 25 e 26 de Novembro:

▶ SEXTA 24/11 às 20h 
Espetáculo "DISSOLVA-SE-ME" 
com Renato Ferracini (LUME Teatro)
direção e composição de Luis Ferron

▶ SÁBADO 25/11 às 20h 
Abertura de espetáculo em processo "O BOM DA RODA" 
com Edu de Maria 
orientação de Renato Ferracini e direção de Ana Cristina Colla

▶ DOMINGO 26/11 às 20h 
Espetáculo “Tripas” 
com Ricardo Kosovski 
direção de Pedro Kosovski

O Projeto Morada Aberta/Lume em Casa é um projeto de extensão vinculado às pesquisas em artes da cena do LUME Teatro.

((ENTRADA GRATUITA)) 
DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS A PARTIR DAS 19H

local: Lume Teatro 
Rua Carlos Diniz Leitão, 150 - Vila Sta. Isabel 
Barão Geraldo - Campinas/SP

SINOPSES DAS APRESENTAÇÕES:

* SEXTA 24/11 - Espetáculo "DISSOLVA-SE-ME":
A esquizofrenia (CID 10 F 20) é o ponto de partida para o solo de teatro-dança-peformance do ator Renato Ferracini, com direção e composição do coreógrafo Luis Ferron. Movimentos cadenciados, o texto e o tempo – não necessariamente nesta ordem – propõem um jogo de poesia e criatividade entre o artista, o público e o momento presente. “Nem poesia, nem espetáculo, dança ou performance - ou tudo junto: uma ode aos 0,01% de inventividade deformada feito Francis Bacon e alicerçada pelos atlantas, ou o que dá no mesmo, pelos inexistentes, tipo assim... Deus. Simples. Não há lógica, assim como na vida organizada” (Renato Ferracini)

* SÁBADO 25/11 - Abertura de processo “O Bom da Roda”: 
A partir do processo de fricção e contaminação entre elementos cênicos e musicais (sob orientação de Renato Ferracini e direção de Ana Cristina Colla), “O Bom da Roda” nasce de uma reaproximação de Edu de Maria (fundador do Núcleo Cultural Cupinzeiro) com o universo do Samba. Ao trazer a Mímesis Corpórea para habitar a roda, o músico-ator propõe uma dramaturgia do corpo-roda a partir da qual: ritmo, música, qualidades corpóreas e ações físicas/vocais formam o território expressivo dentro do qual se investiga as possibilidades de intensificação da presença - relação entre - e de se experienciar “O Bom da Roda”.

* DOMINGO 26/11 - Espetáculo “Tripas”:
O projeto do solo “Tripas” nasceu há dois anos, quando Ricardo Kosovski estava no hospital e criou junto com Pedro, seu filho, o espetáculo solo. Este ano Ricardo e Pedro estiveram no LUME Teatro, em residência artística do pós-doc de Ricardo, com Renato Ferracini. Logo após o espetáculo estreou e cumpriu temporada de dois meses no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro. Em cena, Ricardo é acompanhado pelo guitarrista Pedro Nego, que executa as composições de Felipe Storino e a canção Hey amigo, da banda O Terço, ícone do rock underground dos anos 70. “A história micro, a nossa familiar, levando para uma história maior, a do país. Minhas primeiras lembranças estão lá, nestes recortes do tempo”, destaca Pedro. A peça busca ficcionalizar memórias pessoais e projetar, para além dos laços familiares, respostas e perguntas em suas origens e redutos de ancestralidade. “A vida é tortuosa e bela ao mesmo tempo: é nas dobras infinitas entre vida e criação que Tripas acontece”, conclui Ricardo.

O espetáculo Tripas é, também, fruto de uma projeto de pós-doutoramento do Prof. Dr. Ricardo Kosovski da UNIRIO no LUME sobre a supervisão do Pq. Dr. Renato Ferracini. O p[os-doutorado ira se devolver ainda até julho de 2018 em que serão produzidos textos conjuntos sobre os processos do espetáculo TRIPAS de Ricardo Kosovski e DISSOLVA-SE-ME de Renato Ferracini.

Confira o evento no Facebook!

sexta-feira, 24 Novembro, 2017 - 20:00 até domingo, 26 Novembro, 2017 - 20:00