Início | Agenda | Artes Visuais | Exposição “O inferno nunca se farta” – Fernando de Tacca

Exposição “O inferno nunca se farta” – Fernando de Tacca

Exposição “O inferno nunca se farta”, organizada pelo Prof. Dr. Fernando de Tacca, do Instituto de Artes da UNICAMP.

O ponto de partida das obras selecionadas são registros de amigos do artista, que foram presos e fichados pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Os registros referem-se ao dia 22 de setembro de 1977, quando forças policiais invadiram uma assembleia estudantil na PUC/SP e prenderam centenas de estudantes. Às fotos dos detidos – dentre os quais estava o próprio de Tacca –  são incorporadas camadas de um cartaz religioso encontrado anos mais tarde, em postes de rua, com a frase O inferno nunca se farta. Desse modo, de Tacca opera uma reviravolta nas imagens originais. Ao se apropriar delas, nelas intervir e levá-las a público, o artista traz à luz, expõe – no sentido forte do termo – um tipo de material fotográfico que, por servir a propósitos repressivos, foi tantas vezes acobertado pelas autoridades e relegado a arquivos obscuros. Dar rosto, nome e sobrenome a pessoas que receberam tratamento autoritário é não apenas um modo de homenageá-las, mas também uma via de resgate da memória.

A mostra O inferno nunca se farta foi idealizada pelo Prof. Dr. Jorge Coli, contou com curadoria de Priscila Sacchettin e projeto gráfico de Ianick Takaes.

Mais informações, acesse: O inferno nunca se farta

Data: até 03 de Novembro 2017
Horário: 09h as 22h
Local: Biblioteca Octávio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas  (IFCH – UNICAMP)