Início | Agenda | Artes Visuais | Exposição "Retratos Cotidianos", de Crispim Antonio Campos

Exposição "Retratos Cotidianos", de Crispim Antonio Campos

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp apresenta a exposição "Retratos Cotidianos", do artista plástico Crispim Antonio Campos, com oparte do Projeto Espaço de Arte. Exposição fica aberta para visitas no Café da Casa | Casa do Professor Visitante no período de 03 de agosto a 01º de setembro e depois ocupa o saguão da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP, de 19 a 29 de setembro. Em novembro, a exposição será motada na Biblioteca Central da Unicamp, de 07 a 29.

Na exposição, Crispim apresenta uma série de retratos extilizados com traços soltos e pinceladas rápidas, característica de sua obra, influenciada pelo estudo que realizou sobre o Grupo Vanguarda, importante movimento artísitico de Campinas, que contou com grandes expoentes da arte modernoa, como Mário Bueno e Thomaz Perina.

Acadêmico, Crispim busca na arte uma expressão da própria liberdade, que contrasta com o rigor da Universidade, que vive no dia a dia. A liberdade nos traçados e pinceladas contrastam com as buscas da figura, pois Crispim não consegue se desvencilhar do mundo natural, e neste mundo ele vive seus anseios e retrata os cotidianos.

Crispim Antonio Campos é autodidata e pinta desde 1992, quando estudava o Grupo Vanguarda, importante movimento artístico de Campinas, em seu mestrado na Unicamp. Atualmente divide seu tempo entre a pintura, a poesia e a vida docente na Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve também pesquisas e trabalhos temáticos nas áreas ligadas à inclusão, modelo social da deficiência, artes e pintura. Dentre as exposições, destacam-se a individuais “Diferenças in Diferenças”, realizada em Catalão – GO em 2015; “Gênero, Imagem e Arte”, na Casa do Lago da Unicamp 2013; e “Imagens da Deficiência”, realizada na Biblioteca da Universidade de Brasilia UnB em Brasilia em 2013 e “Imagens do Cerrado” em Catalão GO -2016. Em 2016, participou do Projeto Espaço de Arte com a exposição "Diferentes & Iguais"

Possui obras no acervo do Department of Sociology and Social Policy- University of Leeds – na Inglaterra,Galeria Bond-Art em Mesenzana Mortiglienco- Vercelli na Italia , na Universidade de Brasilia-(UnB), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Acervo do  Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.

Exposição: "Retratos Cotidianos"
Artista: Crispim Antônio Campos
Local: Café da Casa - Casa do Professor Visitante - Av. Érico Veríssimo, 1251, Campinas/SP
Visitação: 03 de agosto a 01º de setembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h