Início | Agenda | Cinema E Video | Brincando nos Campos do Senhor

Brincando nos Campos do Senhor

O CineLeipsi apresenta: Brincando nos Campos do Senhor

Título: Brincando nos Campos do Senhor
Sinopse: Um casal de missionários viaja até a Amazônia para catequizar uma tribo indígena. Lá, eles encontram dois aventureiros que estão de passagem pelo local e são forçados a bombardear a aldeia dos nativos.

Data: 26/07
Horário: 18hs (com debate ao fim da exibição)
Local: Cinema da Casa do Lago Unicamp

Gênero: Drama
Direção: Hector Babenco
Duração: 186 minutos
País de Origem: Brasil

CINELEIPSI?

O CineLEIPSI é um projeto que extensão do LEIPSI, Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Substâncias Psicoativas, que surgiu com a vontade de debater publicamente a temática do uso de substâncias psicoativas utilizando filmes e documentários como disparadores. Com isso, temos oportunidade de assistir às produções cinematográficas sob outra perspectiva, conciliada à prática educacional de articular idéias e informações a respeito do uso de tantas substâncias pela humanidade.
As três primeiras edições do CineLEIPSI aconteceram no segundo semestre de 2016. De caráter itinerante, as exibições foram realizadas em diferentes localidades do campus da Unicamp. A estréia foi com o documentário “DMT: A molécula do espírito” , com debate conduzido pelo professor Luís Fernando Tófoli, coordenador do LEIPSI. Realizado no Instituto de Biologia, o encontro trouxe à tona esclarecimentos sobre a ciência psicodélica e seus vieses na cultura ocidental. Em sequência exibimos o nacional “Quarta B”, no Centro Cultural Casa do Lago. O historiador e também membro do LEIPSI, Luiz Fernando Petty, iniciou a conversa que navegou nos mares da política proibicionista brasileira com especial enfoque no uso de Cannabis. A derradeira película foi a “O Abraço da Serpente”, exibida e debatida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Bruno Ramos Gomes e Lucas Maia, ambos membros do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach) iniciaram a discussão sobre o uso de plantas em rituais xamânicos.
Todas as três edições foram experiências agradáveis e construtivas, que nos motivaram a dar continuidade neste ano de 2017. Para o primeiro semestre, as exibições serão fixas no Centro Cultural Casa do Lago, nas últimas quarta-feira de cada mês. Assim, em Março o filme “Medo e Delírio em Las Vegas” deu continuidade ao projeto, com a presença de Pedro Henrique de Faria, pós graduando da FCM e membro do LEIPSI. Acreditamos que tais conversas sejam potenciais caminhos para o início de uma compreensão de como as pessoas se relacionam e percebem o universo das drogas sob a ótica da sétima arte.

Evento Data: 
quarta-feira, 26 Julho, 2017 - 16:00 até 19:00