Início | Agenda | Cinema E Video | Cine Vagalume - FCA

Cine Vagalume - FCA

Julho é mês de férias escolares. Pensando nisso, o Cine Vagalume traz programação especial voltada (não só) às crianças. Clássicos como “O Mágico de Oz” e “Bambi” se juntam aos mais recentes “Minúsculos” e “A Invenção de Hugo Cabret” nas sessões de quarta-feira, sempre às 15h30.

O mês ainda conta com programação de um dos cinemas mais inventivos da atualidade: o cinema pernambucano. Foi difícil selecionar apenas quatro filmes, mas os eleitos dão um bom gostinho de toda a qualidade e diversidade que são produzidas no estado nordestino.

PROGRAMAÇÃO:

Infantil

Filme: O Mágico de Oz (Direção: Victor Fleming, King Vidor e outros)
EUA, 1939, 101 min., Livre - Aventura, Família, Fantasia
Em Kansas, Dorothy vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, mas o que ela mais quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste e encontrará três companheiros: um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão covarde que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?
Dia: 05/07
Horário: 15h30

Filme: Minúsculos (Direção: Thomas Szabo, Hélène Giraud)
França/Bélgica, 2015, 88 min., Livre - Animação, Aventura, Família
Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.
Dia: 12/07
Horário: 15h30

Filme: Bambi (Direção: David Hand, James Algar e outros)
EUA, 1942, 70 min., Livre - Animação, Família
A história passa-se numa floresta, nas montanhas da província de Colúmbia Britânica, onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta" pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer, Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo. Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Faline. Um dia chegam caçadores à floresta e matam sua mãe, que o estava ajudando a não ser pego. Assim, Bambi aprende a viver sozinho, com a ajuda do pai.
Dia: 19/07
Horário: 15h30

Filme: A Invenção de Hugo Cabret (Direção: Martin Scorsese)
EUA, 2012, 128 min., Livre - Aventura, Drama, Família
Filme de aventura, mistério e drama sobre um garoto que vive solitário em uma estação de Paris, tentando descobrir um enigmático mistério. O filme é dirigido por Martin Scorsese e homenageia Georges Méliès, ilusionista francês e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos imaginários.
Dia: 26/07
Horário: 15h30

Cinema Pernambucano

Filme: Boi Neon (Direção: Gabriel Mascaro)
Brasil, 2016, 101 min., 16 anos
Nos bastidores das Vaquejadas, Iremar prepara os bois antes de solta-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, seu parceiro de curral, e Galega - dançarina, motorista do caminhão e mãe da audaciosa Cacá. Juntos, eles formam uma família improvisada e unida. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.
Dia: 06/07
Horário: 19h

Filme: Febre do Rato (Direção: Cláudio Assis)
Brasil, 2011, 110 min., 18 anos
Febre do Rato é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo (Irandhir Santos), um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tablóide que ele publica as próprias custas. Na cidade úmida e escaldante, enfiada na beira de mangues e favelas, Zizo alimenta sua pena, seu sarcasmo, sua grossa ironia. As coisas caminham de maneira descontrolada, mas ao mesmo tempo todas as relações estão estabelecidas em cima do mundo que Zizo criou e alimentou para si mesmo.
Dia: 13/07
Horário: 19h

Filme: Aquarius (Direção: Kleber Mendonça Filho)
Brasil, 2016, 141 min., 16 anos
Clara (Sônia Braga), 65 anos de idade, é uma escritora e crítica de música aposentada. Ela é viúva, mãe de três filhos adultos e moradora de um apartamento repleto de livros e discos na Avenida Boa Viagem, Recife, num edifício chamado Aquarius. Clara tem também o dom de viajar no tempo, um super poder que poucas pessoas no mundo são capazes de desenvolver.
Dia: 20/07
Horário: 19h

Filme: Tatuagem (Direção: Hilton Lacerda)
Brasil, 2013, 109 min., 16 anos
Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem: signo que carregamos junto com nossa história.
Dia: 27/07
Horário: 19h

Informações, acesse: Portal FCA

Evento Data: 
quinta-feira, 27 Julho, 2017 - 19:00