Início | Agenda | Música | Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos

Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos

Estão abertas as inscrições para o Fórum "Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos".
No dia 31 de outubro de 2018, A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU - CIDDIC) e os Fóruns Permanentes (UNICAMP) promovem o Fórum "Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos", destinado à atualização de profissionais de todas a áreas de cultura, especialmente para o meio musical. Com a intenção de criar diálogos interdisciplinares entre os diferentes setores artísticos e seus gestores, o evento sugere a participação de qualquer pessoa vinculada a instituições de música de concerto, teatros, produtoras, museus, artistas plásticos, músicos, curadores, estudantes e professores do meio artístico e cultural. Os temas abordados serão dedicados às questões de sustentabilidade financeira de corpos artísticos, incluindo discussões sobre modelos de atuação e financiamento referentes a atividades artísticas e culturais vizinhas, como, por exemplo, nas artes plásticas. O fórum propõe palestras e discussões sobre estratégias e ferramentas que auxiliam na prospecção de recursos para projetos culturais de diferentes iniciativas, impulsionando, dessa maneira, ideias de financiamento no setor da música sinfônica.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Programação

Manhã
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestra: Estratégias e Benefícios da Curadoria nas Artes Plásticas
As artes plásticas têm disponíveis há muito tempo um vasto ferramental de curadoria que ainda não é amplamente usado na música. Este ferramental será apresentado para despertarem ideias em quem está no cotidiano do fazer musical.
Palestrante: Andrés Hernández, curador, artista plástico e doutorando no Instituto de Artes da UNICAMP em Artes Visuais.

10h30 – Coffee break

11h – Mesa: A curadoria como ferramenta de financiamento cultural – Debatedores: Andrés Hernández; Thaís Nicolau (idealizadora do Festival de Música Contemporânea Brasileira e foi curadora do programa de música contemporânea do Instituto CPFL); Mediador: Danilo Ávila (doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon).

12h–14h – Almoço

Tarde
14h – Palestra: Financiamento cultural – panorama histórico e tendências atuais
O financiamento das instituições e iniciativas culturais, fator estruturante dos processos de gestão, tem passado por amplas transformações, tanto no âmbito público quanto privado. Será abordado o contexto histórico e a atualidade do financiamento com tendências e modelos inovadores de sustentabilidade econômica.
Palestrante: Luiz Coradazzi (Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas).

15h20 – Coffee break

15h40 – Mesa: Estratégias de financiamento cultural — Debatedores: Luiz Coradazzi; Douglas Nicolau (Administrador especializado em marketing, idealizador e CEO da Incentiv) e Rosana Caramaschi (Diretoria de formação do Theatro Municipal de São Paulo).
Mediador: Guilherme Kawakami (executivo financeiro do Ciddic).
16h40 – Encerramento: Dr.ª Cinthia Alireti – regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Onde: Centro de Convenções Unicamp 
Quando: 31 de Outubro (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 16h40

Evento Data: 
quarta-feira, 31 Outubro, 2018 - 08:30 até 16:45