Início | Agenda | Outros | Da Senzala ao Palco

Da Senzala ao Palco

As expressões musicais criadas por descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do século XX, são o tema do e-book "Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930", de Martha Abreu.

O livro é o terceiro volume da coleção Históri@ Illustrada, vinculada ao Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) e publicada pela Editora da Unicamp.

O lançamento do ebook será no dia 18 de outubro (quarta-feira) no Auditório 1 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), às 17h, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O lançamento marca o encerramento da primeira “Jornada sobre e-Books”, da Editora da Unicamp, com palestras e debates sobre a produção e o mercado de livros digitais no Brasil.

No livro, a historiadora coloca em evidência a variedade da produção desses músicos negros, bem como o protagonismo alcançado por alguns deles ao participarem nos circuitos musicais e artísticos do período, em meio à construção de estereótipos racistas. Ao mesmo tempo em que a chegada das canções dos descendentes de africanos a esses ambientes musicais acarretava a reprodução de estereótipos sobre a população negra e os descendentes de africanos nas Américas, a presença e a visibilidade alcançada por certos músicos negros à cena musical e artística possibilitava a transformação dessas marcas racistas.

Ao mostrar a circulação dessa produção musical e, em especial, a trajetória de dois músicos, Eduardo das Neves (1874-1919) e Bert Williams (1874-1922), o livro contribui para a compreensão da história do racismo no campo musical.

Mais informações na página do evento (neste link)

Evento Data: 
quarta-feira, 18 Outubro, 2017 - 17:00