Início | Notícias | Unicamp recebe percussionistas de Uberlândia pelo Projeto Corredor Cultural

Unicamp recebe percussionistas de Uberlândia pelo Projeto Corredor Cultural

A Unicamp recebeu, no último dia 29 de novembro, o Grupo de Percussão da Universidade Federal Uberlândia (UFU) como parte do projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste. A apresentação do grupo mineiro, que foi acompanhada por 120 pessoas, foi a primeira ação da etapa do Projeto na Unicamp.

O Grupo da UFU, que é composto pelos músicos Alex Silva, Henrique Santos, Maycon Simeão, Mikael Silva e Rafael Alves, executou músicas de conjunto para percussão erudita, no piso térreo da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL). A regência foi do maestro Cesar Traldi, pós-graduado em música pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Uma composição inédita de Traldi também foi executada em uma apresentação solo de Fernando Hashimoto, diretor do IA. [Assista ao vídeo]

O grupo de percussionistas foi criado em 1994 e, desde 2002, participa de festivais em diversas cidades. Gravou o seu primeiro CD em 2009. Atualmente realiza concertos e colabora em festivais de percussão.

No dia anterior ao evento, o Grupo de Percussão da Unicamp (Grupu), regido pelo professor Fernando Hashimoto, recebeu o grupo de Uberlândia para a realização de trocas acadêmicas sobre o trabalho que realizam.

A escolha do espaço - o saguão da BC - para a apresentação do grupo de Uberlândia na Unicamp é fruto da parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e o Sistema de Bibliotecas (SBU) da Unicamp. Ela foi construída dentro do programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, com o objetivo de ampliar as possibilidades para ocupar, com arte e cultura, os espaços abertos no campus.

O projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste, capitaneado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste), engloba uma série de eventos para circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos nas instituições de ensino superior (IES) públicas, distribuídas em cerca de setenta diferentes cidades nos quatro estados da região: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dezessete IES participam desta edição. Dentre seus objetivos, o projeto prevê o incremento da programação de atividades culturais e artísticas e a promoção de novas formas de convívio e sociabilidade nos campi universitários, entre os campi e destes com as várias sociedades regionais.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Universitários da Unicamp (Preac), por meio da CDC, é atualmente responsável pela direção geral do projeto, assim como pela direção artística e pela coordenação de comunicação – divulgação e sistemas de informação.

Para conhecer mais sobre o Projeto acesse o link http://www.corredorcultural.preac.unicamp.br.

As ações também podem ser acompanhadas no Facebook em www.facebook.com/corredorculturalsudeste.

Mais informações pelo e-mail cultural@unicamp.br