Início | Notícias

Notícias

1º Exposição de fotos dos alunos da oficina de fotografia de Isabela Senatore do CISGUANABARA

No dia 28 de março ocorreu a oficina de fotografia da fotógrafa Isabela Senatore do Projeto Encontro com Artistas 2017(parceria com a CDC). Isabela apresentou um vídeo sobre a produção de seu livro. Os alunos assistiram e refletiram sobre técnicas e fotos de renomados artistas americanos e brasileiros. Após a apresentação das fotos e vídeo, aconteceu uma atividade prática de utilização destas técnicas em fotografias no CISGUANABARA.

Clique aqui para ver a galeria

Comissão divulga projetos selecionados para o IV Festival de Música Contemporânea Brasileira

Em 2017, o festival homenageará Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. O evento ocorre em março, em Campinas, com a presença dos compositores homenageados

O FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira, que chega à sua quarta edição em 2017 e será realizado de 15 a 18 de março, em Campinas, acaba de divulgar os projetos selecionados para as apresentações artísticas e comunicações orais que irão ocorrer durante o evento (confira a tabela abaixo).

Unicamp recebe percussionistas de Uberlândia pelo Projeto Corredor Cultural

A Unicamp recebeu, no último dia 29 de novembro, o Grupo de Percussão da Universidade Federal Uberlândia (UFU) como parte do projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste. A apresentação do grupo mineiro, que foi acompanhada por 120 pessoas, foi a primeira ação da etapa do Projeto na Unicamp.

Projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste realiza oficina de produção cultural na Unicamp

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Unicamp recebeu a Oficina de Práticas e Processos em Produção Cultural, oferecida pelo Corredor Cultural Forproex Sudeste, um projeto desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste).

Dança Aberta

Hoje (28/07) o Grupo Dança Aberta faz uma ação no Teatro José de Castro  Mendes, onde será apresentado o espetáculo infantil *Escondeus*, para crianças de ONGs e projetos sociais.

Essa ação teve também o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa com o financiamento de alguns ônibus para levar as crianças das ONGs ao teatro.

Conexão Cultural apresenta o espetáculo circense Fragmentos

O projeto “Conexão Cultural Unicamp” apresentou, na última quinta-feira (5) no Ciclo Básico II, o espetáculo Fragmentos, com o grupo Giracorpos, formado por alunos da Escola Nacional de Circo. No espetáculo Fragmentos cinco personagens utilizam seu corpo como elemento de expressão, proporcionando um mix de possibilidades e sensações com performances que unem circo e teatro, em uma comunicação que acontece sem palavras.

Índios Kariri Xocó mostram sua cultura aos alunos do Cotuca

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, o Grupo Indígena Sabuká - Kariri Xocó participa de diversas atividades culturais na Universidade. Na semana passada passou pela Faculdade de Educação e pelo Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca (veja fotos). O evento no colégio aconteceu dentro do projeto Conexão Cultural, da Coordenadoria de Desenvolvolvimento Cultural (CDC), ligada à Preac. Na próxima quinta-feira, dua 28, a roda de conversa e as apresentações indígenas ocorrem no Teatro de Arena do Ciclo Básico II.

Conexão Cultural apresenta samba autoral na Praça da Paz

O projeto “Conexão Cultural Unicamp” apresentou, no início da noite desta quinta-feira (14), o show "Sambas contemporâneos”, com o grupo "Maíra Guedes e os Baluartes". As arquibancadas da Praça da Paz ficaram cheias. O evento comemorou o lançamento do primeiro disco independente do grupo que surgiu a partir do encontro de amigos musicistas, compositores e arranjadores, ex-alunos da Universidade, que buscavam encontrar novos espaços e novas formas de divulgação e de exposição de suas músicas autorais.

"Coisa Malu" é selecionado para o FESTIVAL DE CANNES

Malu e seu mundo mágico estão indo para a FRANÇA, num dos mais famosos festivais de cinema do mundo !

É muito gratificante que um filme sonhado por tantas pessoas, com tanto carinho, possa viajar para tão longe. :')

Mas para que seus criadores também possam ir ao festival representar o filme, precisaremos da sua ajuda.
Assim, estamos iniciando a campanha COISA-MALU EM CANNES !

Saiba mais como ajudar em: https://goo.gl/Ow4wJ4

Merci beaucoup Emoticon colonthree
Au revoir !

Memória e acervos documentais. O Arquivo como espaço produtor de conhecimento

“Memória e acervos documentais. O Arquivo como espaço produtor de conhecimento” é a temática focalizada pelo VIII Seminário Nacional do Centro de Memória – Unicamp 2016, a ser realizado entre os dias 26, 27 e 28 de julho de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).