Início | Notícias

LUME Teatro abre parte de seu acervo à comunidade

O grupo teatral campineiro LUME Teatro, núcleo de pesquisas teatrais ligado à Unicamp, que há 33 anos realiza espetáculos, pesquisas e intercâmbios por todo o mundo, abrirá parte de seu arquivo para consulta de artistas, estudantes e comunidade em geral. Através de projeto contemplado pelo PROAC – SP – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, foi possível realizar um amplo projeto de digitalização de periódicos e materiais de divulgação, como folders, programas e cartazes.

IV Seminário Internacional de Circo está recebendo trabalhos para apresentação de pôster

A Unicamp sediará de 14 a 16 de dezembro de 2018, o 'IV Seminário Internacional de Circo: inovação & criatividade', realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Artes Circences (CIRCUS), e abriu inscrições para a seleção de trabalhos para apresentação em formato de pôsteres.

Orquestra Comunitária recebe músicos para audição

A Orquestra Comunitária da Unicamp, projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - ProEC, divulgou a abertura de vagas para músicos de qualquer faixa etária para insctrumentos de cordas, sopro e percussão de níveis intermediário e avançado.

Os interessados devem comparecer na Casa do Lago da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 1011, a partira da primeira semana de agosto, às segundas-feiras, das 18h30 às 21h30, munidos de uma estante e uma peça de livre escolha.

Os ensaios acontecem tambpem nestes horários.

Intervenções urbanas compõem atividades da Diretoria de Cultura da Preac na Calourada 2018

Coletivo Transverso (estêncil e lambes), New Family Crew (grafite), Vitor Mafra (Arena de Rap) e alunos da Unicamp trazem os direitos humanos e a diversidade em forma de arte para a Unicamp. De acordo com a diretora de Cultura, Verônica Fabrini, as atividades fazem parte do projeto “Cultura na Unicamp: no que isso me afeta?”. As intervenções acontecem de 26 a 28 de fevereiro, das 10 às 18 horas, em diversos pontos do campus de Barão Geraldo.

A Unicamp não para nas férias

Julho é tempo de férias e descanso para muitos professores, alunos e funcionários. Mas, mesmo neste período, a universidade vive. Seja em laboratórios, com experimentos que não podem parar, ou desfrutando dos espaços de convivência, a circulação pelo campus é notável. E, muitas vezes, de pessoas não muito acostumadas com o ambiente acadêmico, mas a fim de passar as férias aprendendo ciência. No Instituto de Física (IFGW), há cursos em diversas áreas para estudantes de ensino médio.

1º Exposição de fotos dos alunos da oficina de fotografia de Isabela Senatore do CISGUANABARA

No dia 28 de março ocorreu a oficina de fotografia da fotógrafa Isabela Senatore do Projeto Encontro com Artistas 2017(parceria com a CDC). Isabela apresentou um vídeo sobre a produção de seu livro. Os alunos assistiram e refletiram sobre técnicas e fotos de renomados artistas americanos e brasileiros. Após a apresentação das fotos e vídeo, aconteceu uma atividade prática de utilização destas técnicas em fotografias no CISGUANABARA.

Clique aqui para ver a galeria

Comissão divulga projetos selecionados para o IV Festival de Música Contemporânea Brasileira

Em 2017, o festival homenageará Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. O evento ocorre em março, em Campinas, com a presença dos compositores homenageados

O FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira, que chega à sua quarta edição em 2017 e será realizado de 15 a 18 de março, em Campinas, acaba de divulgar os projetos selecionados para as apresentações artísticas e comunicações orais que irão ocorrer durante o evento (confira a tabela abaixo).

Unicamp recebe percussionistas de Uberlândia pelo Projeto Corredor Cultural

A Unicamp recebeu, no último dia 29 de novembro, o Grupo de Percussão da Universidade Federal Uberlândia (UFU) como parte do projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste. A apresentação do grupo mineiro, que foi acompanhada por 120 pessoas, foi a primeira ação da etapa do Projeto na Unicamp.

Projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste realiza oficina de produção cultural na Unicamp

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Unicamp recebeu a Oficina de Práticas e Processos em Produção Cultural, oferecida pelo Corredor Cultural Forproex Sudeste, um projeto desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste).