— EVENTOS

Centenário Paulo Freire

Faculdade de Educação da Unicamp promove série de atividades em homenagem ao patrono da educação brasileira

Neste ano de 2021 comemora-se o centenário de Paulo Freire. Nascido no Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, o Patrono da Educação Brasileira se notabilizou pelo seu engajamento na luta pela educação popular, pela democracia e pela justiça social. Seu trabalho político-pedagógico como educador, intelectual e gestor público, sobejamente reconhecido dentro e fora das fonteiras do país, constitui um legado de valor e relevância incomensuráveis e perenes e que, hoje, mais do que nunca, dadas as circunstâncias de obscurantismo e retrocesso que nos envolvem, precisa ser preservado, defendido e continuamente revisitado.

Em todo o país, inúmeras instituições organizam atividades e eventos para celebrar sua vida e sua obra. Na UNICAMP e na Faculdade de Educação não será diferente. Paulo Freire foi docente desta faculdade no período de 1981 a 1991. Em 1988 recebeu, do Conselho Universitário da Universidade, o título de Doutor Honoris Causa. Em 2019, a Congregação da FE-UNICAMP nomeou seu prédio principal “Professor Paulo Freire” e no ano seguinte aprovou a criação de um selo comemorativo. Agora em 2021, essa mesma Congregação, aprovou a incorporação do dia 19 de setembro de 2021 no calendário institucional da Faculdade, para celebrar o seu nascimento.

Estas iniciativas reforçam o compromisso histórico da Faculdade de Educação da UNICAMP com a luta em defesa da educação pública, laica, gratuita, popular e comprometida com a transformação da sociedade e a superação de todas as formas de opressão. Além disso, associada a outras atividades e eventos que terão lugar ao longo do segundo semestre de 2021, marcam a inserção da Faculdade na mobilização continental que visa a recordar a memória e manter vivo o legado de nosso colega, companheiro e mestre, o professor Paulo Freire.

A programação completa de atividades relacionadas a Paulo Freire neste segundo semestre de 2021 pode ser acessada no site do evento, em https://www.fe.unicamp.br/portal-paulo-freire/2021. É possível também incluir eventos e materiais relacionados ao tema do centenário, cujas regras se encontram no mesmo site.

Fonte: site do evento

Centenário Paulo Freire

Detalhes do evento

Período do evento: 01/09/2021 a 17/12/2021

Quando: durante o segundo semestre de 2021
Onde: consulte a programação completa
Site do evento com a programação completa: https://www.fe.unicamp.br/portal-paulo-freire/2021
Regras para inclusão de eventos e outros materiais relacionado aos centenário de Paulo Freire encontram-se no site do evento.