— EVENTOS

Encontros OSU: Cinthia Alireti recebe Marlos Nobre

Compositor recifense é considerado um dos mais importantes de sua geração.



A maestrina da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Cinthia Alireti, recebe ao vivo nesta quarta, 6 de outubro, às 19 horas, o compositor Marlos Nobre, regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Recife, para uma entrevista para o projeto Encontros OSU. O programa é transmitido através do canal da OSU no YouTube.

O convidado

Marlos Nobre é um compositor brasileiro, nascido no Recife em 1939. Aos 21 recebeu o 1º Prêmio no Concurso "Música e Músicos do Brasil" no Rio de Janeiro, tendo a crítica de O Globo declarado que "Nobre surge como uma estrela a quem parece ter Villa-Lobos entregue o cetro da criação musical do Brasil". A partir daí, Nobre ganhou 24 prêmios internacionais, destacando-se o Prêmio UNESCO em Paris (1970) e o Prêmio Tomás Luis de Victoria na Espanha em 2013. Sua obra é gravada em 150 CDs e divulgada em todo o mundo por Orquestras como a Royal Philharmonic (Londres), Orchestre de la Suisse Romande (Suíça), Orquestra da Radio France, Orquestra do Teatro Colón de Buenos Aires. Escreveu obras para Arthur Rubinstein e Yehudi Menuhin.

Foi Presidente do Conselho Internacional de Música da UNESCO e ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música substituindo Villa-Lobos. Na atualidade é o regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Recife desde 2013. O dicionário Grove de Música informa ser Nobre o mais importante compositor da América Latina e um dos mais categorizados no plano internacional. Recebeu o Prêmio Tomás Luis de Victoria em Madrid em 2009 como o mais importante compositor da América Latina e Espanha da atualidade. Sua obra abrange todos os gêneros musicais, desde solos, música instrumental, sinfônica e cantatas, sendo divulgada pelo canal no Youtube do próprio compositor.

Sua obra Kabbalah para orquestra foi ovacionada por mais de 6.000 espectadores no PROMS em Londres em 2017 e no Festival de Lucerna, Suíça, regida pela célebre Marin Alsop e a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Foi eleito em Dresden na Alemanha em 1985 por unanimidade como Presidente do Conselho Internacional de Música da UNESCO.

Sobre a série "Encontros OSU"

“Encontros OSU” é um programa semanal onde os músicos da OSU recebem seus convidados, oferecem workshops e compartilham discussões sobre temas importantes para o universo musical.

--

Fonte: Divulgação



Evento

Encontros OSU: Cinthia Alireti recebe Marlos Nobre

Detalhes do evento

Data do evento: 06/10/2021

Quando: 06 de outubro de 2021, 19h
Onde: online, pelo canal da OSU no YouTube