— EVENTOS

Exposição "Revisitando a obra de J. Milton Turcato"

Mostra de gravuras do artista pode ser visitada virtualmente ou presencialmente até o dia 22 de outubro



A galeria Graphias: casa da gravura realiza a exposição "Revisitando a obra de J. Milton Turcato", com 140 obras de xilogravura e gravura em metal. A exposição foi constituída a partir do resultado da pesquisa de pós-doutorado do artista em Poéticas Visuais no Insituto de Artes (IA) da Unicamp. A exposição fica em cartaz até o dia 22 de outubro de 2021, e pode ser visita online, no site www.graphias.com.br, ou então presencialmente, através de agendamento prévio pelo telefone (11) 94150 2555 ou do e-mail graphias@grapgias.com.br. A galeria fica na Rua Joaquim Távora, 1605, na Vila Mariana, São Paulo/SP.

A pesquisa realizada pelo artista no IA abrangeu a seleção de madeiras de aproximadamente oitenta espécies de árvore da Floresta Amazônica, extraídas em planos de manejo sustentável, a partir de estudos da anatomia vegetal, pesquisa de campo e estudos comparativos entre madeiras. Foram realizadas invenção de xilogravuras de estampa, parecer artístico sobre a gravação e estampagem do desenho gravado nas amostras, sugestões aos artistas brasileiros da arte da xilogravura e exposição das invenções. O projeto teve o objetivo de buscar alternativas às madeiras usadas no passado na arte da xilogravura de estampa, as quais estão atualmente preservadas da extinção. O resultado da pesquisa aguarda publicação.

A pesquisa contou também com a participação do Prof. Dr. Peter Stoltenborg Groenendijk, do  Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, e teve o apoio do Laboratório de Produtos Florestais, do Serviço Florestal Brasileiro.

--

Fonte: divulgação 



Evento

Exposição "Revisitando a obra de J. Milton Turcato"

Detalhes do evento

Período do evento: 01/10/2021 a 22/10/2021

Quando: até 22 de outubro de 2021;
Onde: online, no site da Graphias: casa da gravura, ou presencialmente, com agendamento prévio através do telefone 11 94150 2555;
Endereço: Rua Joaquim Távora, 1605, Vila Mariana, São Paulo/SP.