— EVENTOS

Oficina de dramaturgia "Destruamos a alteridade: Escrita desde o eu-outro diaspórico"

Atividade será ministrada pela artista e pesquisadora Denise Duncan

Entre os dias 15 e 26 de agosto, a Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult / ProEC) e o Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp receberão a artista costariquenha Denise Duncan Villalobos para uma série de atividades do projeto “Em busca do Teatro Latinoamericano”. A residência faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, resultado de convênio entre a universidade e o Banco Santander.

Como parte da programação, a artista oferecerá uma oficina de dramaturgia, intitulada "Destruamos a alteridade: Escrita desde o eu-outro diaspórico", que acontecerá no Paviartes, do Departamento de Artes Cênicas do IA, no período de 15 a 19 de agosto, das 16h às 18h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no link https://forms.gle/GW9LaTzPY1vdtt1a7.

Denise Duncan é uma mulher afro-costarriquenha, atriz, dramaturga, diretora teatral, roteirista e professora de escrita. Ela vem desenvolvendo ao longo dos anos pesquisas teórico-práticas a respeito da criação artístico teatral desde a negritude e a diversidade étnica. Como diretora e dramaturga já estreou mais de vinte peças na Espanha, Costa Rica e Estados Unidos, dentre elas "Está linda la mar" (prêmio ao Melhor Espetáculo da Mostra de Teatro de Barcelona 2012), "Negrata de merda" (2019) e "El combat del segle" (2020).

Duncan é formada em Direção e Dramaturgia pelo Institut del Teatre, Barcelona (2012), em Artes Dramáticas e Jornalismo pela Universidade da Costa Rica (2004), cursou também o mestrado em Estudos Teatrais e Audiovisuais pela Universidade da Coruña (2004). Foi ganhadora de prêmios como o Accésit para textos teatrais Marqués de Bradomin (2005), Prêmio Ciutat de Manacor de Teatre e Jaume Vidal Alcover (2018). Tem sido autora do VII Laboratorio de Escritura Teatral de la Fundación SGAE (2019), autora residente da Sala Beckett (Barcelona 2019-2020), membro fundadora de La Pulpe Teatro, grupo com o qual realizou uma residência no Teatre Tantarantana (El Cicló, 2019-2020), membro fundadora do Coletivo Tinta Negra e do Conselho Assessor da revista Acotacions (RESAD, 2020).

Em sua passagem pela Unicamp, a artista irá propor 3 ações: uma oficina de dramaturgia de 5 dias, 3 dias de leituras dramáticas públicas a partir dos textos criados em oficina e uma palestra de compartilhamento da experiência e de sua trajetória nas artes cênicas.

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.

Evento

Detalhes do evento

Período do evento: 15/08/2022 a 19/08/2022

Quando: 15 a 19 de agosto de 2022, das 16h às 18h30
Local: Paviartes, Departamento de Artes Cênicas do IA, Unicamp
Endereço: Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP
Inscrições no link: https://forms.gle/GW9LaTzPY1vdtt1a7
Público alvo: Estudantes e professores de artes cênicas, artes do corpo, letras, escritores, dramaturgues e afins. Prioridade para pessoas autodeclaradas negras e indígenas.