— EVENTOS

Xilomóvel: Rememória

A memória de pessoas que foram torturadas e mortas, algumas desaparecidas até hoje, durante a ditadura militar no Brasil.

O Xilomóvel convida a todos para participarem das ações artísticas do Projeto Rememória. Que será durante 6 dias, todas as quintas de outubro e a primeira de novembro. O ateliê funcionará no Pavilhão do Ciclo Básico da Unicamp.
Inspirados pelos conceitos Memória, Verdade, Justiça e Desinformação, temas do evento "Conjunturas do Brasil - Milweek 2022", essa ação pretende resgatar a memória de pessoas que foram torturadas e mortas, algumas desaparecidas até hoje, durante a ditadura militar no Brasil, em decorrência do seu posicionamento político e ações de luta por direitos.São homens e mulheres, brancos, negros e indígenas, do campo, da cidade, padres, estudantes, professores, operários que, como muitos, sofreram em seus próprios corpos a repressão do regime militar.

No Projeto Rememória resgatamos retratos de algumas dessas pessoas e através da xilogravura, convidamos todos a vir gravar e imprimir conosco esses rostos "para que não nos esqueçamos, para que não se repita jamais".

Serão gravadas 6 xilogravuras em 3 cores, totalizando 18 matrizes de 55x72cm. Quem quiser pode gravar, imprimir, contribuir, conversar, participar dessa ação como preferir, e não precisa ter experiência em Gravura.

Dias:
04/10 TER das 13h às 16h
06/10 QUI das 13h às 16h
13/10 QUI das 17h às 20h
20/10 QUI das 13h às 16h
27/10 QUI das 17h às 20h
03/11 QUI das 17h às 20h

Essa ação faz parte do evento "Conjunturas do Brasil - Milweek 2022", a programação de mesas redondas tem convidados muito especiais e podem ser assisitidos on-line.

Confira a programação completa no site do evento: https://www.cle.unicamp.br/cle/conjunturas-do-brasil

Realização:
Centro de Lógica Epistemologia e Historia da Ciencia, Faculdade de Educação, Instituto de Estudo da Linguagem, Observatório de Direitos Humanos e Unicamp.
Em Parceria com: UNESP, FEUSP, UFU, UFAC, Associação Metareilá do Povo Indígena Sunaí e UNESCO
__________________________________________________

Fonte: https://www.instagram.com/p/CjVYMRyLwY0/