— NOTÍCIAS

WORKSHOP: Artesanato - A linguagem do tecido e a arte do coração com Angélica Sepulveda

Atividade faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, em parceria da Unicamp com o Banco Santander



A Diretoria de Cultura irá pleitar o projeto de residência da Colombiana Angélica Torres Sepulveda, Será realizado um Workshop com componente teórica e prática, que gera o diálogo de saberes e a elaboração de tecidos. O objetivo da oficina é que através das atividades práticas de confecção dos tecidos será debatido e elencado sobre os diferentes sentidos, as diferentes fontes de pesquisa e sobre as experiências que temos em torno dessa prática cultural.

 

CRONOGRAMA

Dia 22 de novembro

das 14h às 17h

Laboratório de Capacitação, Ensino e Aprendizagem | BCCL

 

Dias 23 e 24 de novembro

das 10h ao meio dia

Ciclo Básico 2 | Sala PB05

 

Angélica é tecelã e pesquisadora, Bacharel em Educação Básica com ênfase em Ciências Sociais e Mestrado em Pesquisa em Estudos Culturais, que concentrou sua experiência profissional apoiando processos comunitários de autoeducação, tecelagem, comunicação intercultural e produção audiovisual, com o Indígenas Nasa de Tierradentro, Cauca, através do Processo de Formação Cultural para o amadurecimento e cuidar das sementes de Vida Kiwe' Uma', e com mulheres dos bairros periféricos de Bogotá e seus arredores através do coletivo de Mulheres "Tejestoras".

 

--

 

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.